Resenha #01 | Deixe a Neve Cair, de Maureen Johnson; John Green & Lauren Myracle


Autor: Maureen Johnson; John Green & Lauren Myracle
Editora: Rocco
Ano: 2008
Páginas: 335

A coletânea de contes “Deixe a neve cair” começou num compasso muito bom, mas perdeu seu ritmo e começou a cair progressivamente.  O conto de Johnson foi ótimo, Myracle não perdeu a linha, mas John Green decepcionou. A principio, aviso: Comprei o livro com uma enorme expectativa em apenas um autor, o tão celebre John Green. Sim, eu comprei um livro de quase 340 páginas com o intuito de ler, sobretudo as 83 que foram criadas por Green, que, infelizmente, foram uma completa desilusão. Contudo, o livro não foi uma completa perda de tempo, pelo contrário, foi uma introdução a novas autoras com um enorme potencial.
Um outro livro do John Green, outro livro do John Green <3
The Jubilee Express (O Expresso Jubileu) – Maureen Johnson

The Jubilee Express é o conto de introdução do livro – e de Maureen Johnson. Escrito em primeira pessoa, narra a estória de Jubileu Dougal, uma jovem que é forçada a embarcar em um trem e passar A Véspera de Natal com seus avós na Florida após seus pais serem retidos por participarem de um pequeno motim na fila/loja onde são vendidas pequenas miniaturas decorativas de natal. Durante seu percurso, ela conhece Jeb, um rapaz simpático que tenta desesperadamente conseguir encontrar algum serviço telefônico e é obrigada a dividir seu vagão com uma comitiva de líderes de torcida, pessoas de quem Julie tenta manter a maior distância possível. Quando uma grande nevasca atinge a pequena cidade de Gracetown e seu trem fica preso na neve, Jubileu se retira do local e parte para a pequena e aconchegante Waffles House onde conhece o adorável Stuart.
O conto de Maureen é disparado o melhor conto do livro. A autora tem uma escrita fluida e bem humorada que te faz querer devorar as páginas seguintes, eu, por exemplo, me peguei várias vezes rindo com os comentários dos protagonistas e, além disso, as várias referências a cultura pop deixam a leitura deliciosa. A história leve e bem humorada é capaz de criar todo um ambiente natalino e serve como um ótimo gancho para os próximos contos.



A Cheertastic Christmas Miracle (O Milagre da Torcida de Natal) – John Green.

A estória narra a pequena saga de Tobin e seus amigos, Duke (que na verdade é uma garota e se chama Angie) e PJ. O conto começa com os três jovens sentados na casa de Tobin assistindo a uma maratona de James Bond enquanto os pais do rapaz estão fora da cidade. Logo, Keun um amigo dos garotos, liga pra eles informando que um grupo de líderes de torcida se encontra na Waffle House treinando suas acrobacias e pedindo para jogarem o jogo Twister. Logo, os dois rapazes se aprontam para deixar a casa e enfrentar a nevasca, mas Duke fica relutante e não vê o porque daquele alvoroço. Convencida a ir com os amigos, os três desafiam a nevasca e seguem para o restaurante, mas não antes de toparem com alguns rostos (?) conhecidos.

Paus e pedras quebram meus ossos, mas esse conto quebrou meu espírito. A própria ideia de Green ter escrito essa estória me deixa nauseada. Eu até chequei a página de introdução para ter certeza de que o mesmo autor de A Culpa é das Estrelas tinha mesmo feito uma narrativa tão entediante e previsível. Os personagens não são nada interessantes e o grande plot twist acabou se tornando tão intragável quanto o resto do livro. Mas, nem tudo são críticas. A escrita do vlogger continua muito boa e eu até consegui rir de algumas piadas das personagens. Tirando o enredo maçante e alguns personagens banais, o conto é relativamente aceitável... Ou não.

Espera. Isso realmente é do John Green??

The Patron Saint of Pigs (O Santo Padroeiro de Porcos) – Lauren Myracle.
O terceiro romance segue aos olhos de Addie uma garçonete que está numa fase difícil originada pelo término de seu namoro com Jeb (Opa, eu me lembro de você, Jeb). A grande trama gira em torno do romance dos dois e como eles instantaneamente se apaixonaram. Mas, após algum tempo juntos, Addie insistia em tentar mudar o jeito do homem que acabou desenvolvendo um tipo de sentimento de inferioridade. Depois de terem uma briga feia,e  Addie foi pega completamente bêbada e se literalmente agarrada outro homem, dizendo para Jeb que estava tudo acabado. Muito triste,  Jeb foi visitar a família numa reserva longe de Addie, que acabou mandando um email se desculpando por tudo. Por algum motivo X, Jeb não recebe o email e consequentemente não responde, deixando claro para Addie que tudo estava realmente acabado. Ok, a partir desse ponto eu não posso continuar, afinal, essa resenha é spoiler free.

O show tem que continuar e, eu devo confessar, ele quase voltou a ser um espetáculo. Admito que nunca tinha lido nada de Lauren Myracle, mas depois de ler conto, agarrei meu celular a procura de informações sobre seus livros. Depois desse continho, posso dizer: A mulher arrasa. Por alguma razão, apenas alguns de seus livros foram traduzidos, uma pena pois ela merece ter uma oportunidade de tentar criar uma base de fãs bem sólida aqui no Brasil. Quanto ao conto, ele não é tão bom quanto The Jubilee Express, mas também não decepciona tanto quanto A Cheertastic Christmas Miracle (Ainda não aceito a ideia de John Green o ter escrito). Myracle é uma boa escritora e soube conduzir sua trama sem perder a linha. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos